As operações da Buus têm um grande diferencial se comparadas com outras, sobretudo por pensarmos em todas as peças envolvidas na cadeia de transporte fretado. Ou seja, não adianta ter o melhor sistema ou software, a rota mais otimizada ou frota mais moderna se não investirmos na peça que inicia o dia de todos os colaboradores: o Motorista.
Nesse artigo contaremos sobre um dia de treinamento de condutores que apresentou algumas dificuldades, mas acabou virando um dos casos mais claros do impacto positivo de nossa metodologia.
O cenário do transporte fretado.
Como de costume, todas as operações de fretamento da Buus iniciam com o treinamento de condutores e, periodicamente, retornamos às operadoras de transporte para reforçar o conteúdo ou apresentar nossa plataforma para os motoristas recém contratados. Dessa forma, nossa equipe visitou uma operação em uma grande refinaria de petróleo na Baixada Fluminense, RJ, no entanto a recepção foi diferente do que imaginávamos.
Em geral, os motoristas de transporte fretado são muito bem humorados e dispostos a participar, principalmente quando estão em grupos, como ocorre em nossos encontros, mas dessa vez, em contraste com o usual, era possível sentir um clima mais triste, não havia conversas paralelas enquanto preparávamos a apresentação e o silêncio era marcante.
Iniciamos o treinamento mesmo sem a total entrega dos participantes e, durante as dinâmicas iniciais descobrimos o problema.
Falar é importante, mas ouvir pode ser muito mais.
Cada um dos participantes deve se apresentar, dizendo o nome, tempo de profissão e trabalhos anteriores com transporte fretado e, nesse momento, eles tiveram voz e expuseram o que os afligia. Descobrimos que nossa capacitação acontecia na mesma semana em que alguns colegas tinham sido desligados, o que justificava toda a comoção e preocupação da equipe.
Como lidar com o adverso e agir para que o descontentamento não atinja a operação?
Dá para imaginar o tamanho do desafio em falar para um público que tem medos e receios com importância muito maiores, naquele momento, que nossas propostas? Como contornar tudo isso sem ser indelicado ou demonstrando falta de empatia?
É comum que processos de desligamento e mudança de quadro de funcionários reflitam na moral da equipe [DFonte: HBR September 06, 2022], nutrindo sentimentos como indignação ou injustiça entre os colaboradores que continuam, além de afetar diretamente a cultura da empresa.
Neste processo alguns pontos são fundamentais para a manutenção satisfatória das atividades, mas nem sempre as empresas os conhecem ou colocam em prática, são eles:
Comunicar com clareza e positividade.
Demonstrar empatia pelos grupos impactados.
Abordar as mudanças de forma eficaz .
Coletar e responder feedbacks.
Incentivar e acompanhar o engajamento dos funcionários.
Nesse momento faz toda a diferença a vivência de nossa equipe de “Sucesso do Motorista”, que é composta por profissionais do meio rodoviário. Nada melhor que mostrar que entendemos a tristeza, mas parabenizamos os presentes pelo trabalho que têm feito. E só com o trabalho bem feito conseguimos nos manter em boas oportunidades, seja no emprego ou em qualquer outro aspecto de nossas vidas. Além disso, a introdução de novos conceitos e tecnologias têm um papel transformador se entendermos que o conhecimento e a moral dos indivíduos estão diretamente ligados.
Essa injeção de ânimo mudou por completo o astral dos envolvidos que, por algumas horas, se esqueceram dos problemas, participaram sorridentes de nossas dinâmicas e tornaram uma tarde, que tinha tudo para ser comum, em um momento de aprendizado e autoconhecimento tanto para os condutores quanto para nossa equipe.
O que move o transporte é a energia humana.
Como dissemos no início, veículos modernos, sistemas inteligentes e rotas perfeitas funcionam, mas se o motorista não estiver realmente envolvido e engajado no início da viagem, tudo pode desmoronar. Por isso nos preocupamos com a capacitação e manutenção da saúde mental e emocional daqueles que são peça fundamental em qualquer operação de transporte fretado.
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